Tratamentos Botox

O que é ?

Toxina Botulínica na terapêutica odontológica

Que o Botox é o queridinho para o tratamento de rugas, todo mundo já sabe! Agora, você conhece os benefícios dele na Odontologia?

Pois saiba o que ele pode te trazer de bom na cadeira do seu dentista! Se interessou? Pois dá uma lidinha, nessa matéria, que iremos explicar como podemos ajudar.

O Botox® age paralisando os músculos e consequentemente, diminuindo as rugas da pele que se formam através destes movimentos dinâmicos do sistema muscular. Por isso, muitas pessoas recebem a indicação do “Botox® Preventivo”. Ou seja, quanto mais cedo se aplica a toxina, mais tarde se formarão as rugas que tanto incomodam.

Partindo deste princípio, diversos pesquisadores encontraram novas indicações e utilizações para a toxina. Muitas destas novas indicações e técnicas, passaram a ser empregadas e indicadas pelos dentistas.

Nós dentistas somos responsáveis pelo tratamento de diversas dores, não somente dores de dente, mas também dores musculares e articulares da face (as famosas dores de ATM e de bruxismo).

O Botox® pode ser aplicado pelo dentista tanto para fins estéticos quanto funcionais. Muitas vezes, ao terminar um tratamento dental estético, o paciente está com um belo sorriso, porém faltando harmonia com a própria face. Por isso, a Harmonização Facial é muito bem vinda, como aliada ao tratamento estético de nossos pacientes.

Pelo lado funcional, podemos aplicar o Botox® no músculo masséter, fazendo com que este músculo se torne mais fraco e o paciente pare de apertar ou ranger os dentes, diminuindo bastante o bruxismo e consequentemente, o desgaste dos dentes assim como as dores provenientes deste hábito parafuncional.

Outra aplicação muito comum da Toxina Botulínica pelos dentistas, é para o tratamento de Sorriso Gengival. Pacientes que apresentam o lábio curto ou o osso da maxila muito projetado, podem aplicar o Botox® afim de relaxar o músculo levantador do lábio superior e assim, fazer com que este lábio desça e não mostre tanta gengiva ao falar e ao sorrir.

A Odontologia brasileira celebra esta nova área de atuação, pois vislumbra possibilidades não invasivas de intervenção na face do paciente para melhorar sua autoestima e também melhorar sua qualidade de vida.

Responsáveis pelo Tratamento

Dr. Jório da Escóssia Júnior

Dr. Jório da Escóssia Júnior

Saiba mais

Outros Tratamentos