Tratamentos Dentística

O que é ?

A nossa sociedade vive um momento em que as pessoas buscam cada vez mais a beleza física, a estética facial e a saúde. Por isso o sorriso é fundamental para harmonia de todo um conjunto que forma beleza.

A Dentística é a especialidade da odontologia onde o dentista restaura os dentes danificados por cárie e também pode prevenir uma futura cárie. O principal foco dessa especialidade é a estética, mas o paciente deve ser visto de uma forma holística para que além de estética, as funções como mastigação e fala não sejam comprometidas.

O profissional considera diversos fatores ao escolher qual tipo de material restaurador é melhor para você. Esses fatores incluem a extensão do preparo, em que local da boca a restauração ficará e o custo.

Converse com seu dentista para entender melhor as propriedades dos materiais dentários e como esses são escolhidos, ele é o seu melhor aliado para que uma boa saúde bucal.

CLAREAMENTO

Você em algum momento já desejou ter seus dentes mais brancos?
Claro que sim, todos querem.

A boa noticia é que agora está cada vez mais fácil e acessível realizar esse desejo. O clareamento dental é uma realidade e um tratamento cada dia mais comum nos consultórios dentários.

1. O que é o clareamento dental?
É uma técnica na qual se utilizam substâncias químicas visando remover manchas e pigmentações dos dentes, dando-lhes uma cor mais clara e natural. Moléculas dos géis oxidantes (liberadores de oxigênio) penetram na intimidade do dente, liberando oxigênio que, por sua vez, “quebra” as moléculas dos pigmentos causadores do escurecimento.

2. Como é feito o clareamento?
As técnicas principais de clareamento se dividem em:
Clareamento Mediato: Esse procedimento é realizado sob a supervisão do dentista e o paciente em casa utiliza por um determinado período, moldeiras que são confeccionadas especificamente para cada paciente. É um tratamento eficaz e requer em média 15 dias para finalização.
Clareamento Imediato: É o método mais procurado, uma vez que utilizada a tecnologia Laser e/ou LEDs para ativar e acelerar o processo clareador assim o paciente terá um resultado bastante satisfatório em espaço de tempo bem menor.

3. O clareamento pode doer?
Não exatamente. Durante o tratamento clareador pode haver sensibilidade. Isso ocorre porque as substâncias clareadoras penetram no interior dos dentes e essa movimentação interna pode causar sensibilidade em algumas pessoas e outras não. Entretanto, isso pode ser amenizado durante o tratamento e logo após o termino a sensibilidade passa não havendo nenhuma sequela permanente.

4. O clareamento pode enfraquecer os dentes?
Não, se feito de maneira correta e sob a supervisão de um profissional corretamente habilitado a estrutura dental permanece totalmente intacta.

5. Pode trazer algum problema à saúde?
Os produtos usados no Clareamento Dental não promovem nenhum prejuízo à saúde geral assim como os demais medicamentos usados na Medicina e Odontologia. Claro, se usados corretamente conforme a orientação do especialista.

6. Qual a idade mínima para fazer clareamento?
Não existe uma idade mínima ideal, varia de caso para caso. Entretanto, não costumamos realizar clareamento em crianças menores de 15 anos para evitar agressão a polpa que é o órgão vital do dente que ainda está se formando nessa idade.

7. Os dentes podem escurecer novamente após o clareamento?
Sim, pois eles vão continuar seu processo de envelhecimento e absorção de pigmentos externos normalmente. Isso acarreta em continuidade de escurecimento e não de volta a cor anterior. Para evitar, portanto, um novo tratamento, o ideal é fazer manutenção a cada 2 ou 3 anos. Se fumante, a manutenção cai para em média um ano.

8. Todos os dentes podem ser clareados?
Normalmente sim. Porém o grau de clareamento pode variar de pessoa para pessoa por isso somente após a avaliação do profissional é que será indicado o melhor tratamento. É importante lembrar que caso o paciente possua próteses e/ou restaurações, estas não mudarão de cor com clareamento. Sendo assim, pode ser preciso em alguns casos a troca das mesmas para garantir um sorriso mais agradável.

Responsáveis pelo Tratamento

Dra. Ticiana Campos

Dra. Ticiana Campos

Saiba mais
Dr. Anderson Marques

Dr. Anderson Marques

Saiba mais

Outros Tratamentos