Tratamentos Odontopediatria

O que é ?

GRAVIDEZ O principal cuidado que uma gestante deve ter com a saúde de seu bebê durante a gravidez é cuidar dos seus próprios dentes. Na gestação uma visita ao dentista é uma ótima oportunidade para obter informações sobre a saúde do bebê. Além disso, existe relação entre doença periodontal (sangramento na gengiva) e nascimento de bebês prematuros e com baixo peso.

O BEBÊ NASCEU!… E AGORA?… Quanto mais cedo os bons hábitos de higiene e nutrição forem estabelecidos melhor. Os dentes de
leite tem papel chave no crescimento e desenvolvimento da fala além de servirem como guia para a erupção para os dentes permanentes. Seguem aqui algumas dicas para ajudar nessa missão:

01 ) Bebês

1. Limpe os dentes do seu filho mesmo antes deles nascerem. Use um pano limpo após as mamadas. Quando os primeiros dentinhos aparecerem, o creme dental com flúor em pequena quantidade e escova deve ser usado.

2. Se você acha que o seu filho e muito pequeno para ir ao dentista, você está errado. A Idade recomendada para a primeira visita ao dentista e de 1 ano.

3. Evite o hábito de provar sopinhas ou dividir talheres, isso pode transmitir bactérias causadoras de cárie.

4. Não acostume seu filho a pegar no sono mamando. Esse hábito de dormir com os dentes sujos de leite e associado a uma forma devastadora de cárie conhecida como cárie precoce da infância.

5. Chupetas podem ser aliadas na hora de acalmar seu bebê, mas não vicie seu filho nela.

02 ) De 1 a 5 anos.

1. Escove os dentes do seu filho por pelo menos 2 minutos duas vezes ao dia. Mas não
deixe faltar a escovação da noite.

2. Utilize uma pequena quantidade de creme dental com flúor(1000 ppm). Em caso de dúvida, pergunte ao odontopediatra do seu filho qual o melhor creme dental para ele.

3. As quedas são muito comuns nessa idade e, portanto os traumas dentais também. Fique sempre atento a possiveis causadores de acidentes como escadas, patinetes e bicicletas.

4. Por volta dos 5 anos aparecem os primeiros dentes moles. Dentes moles podem e devem cair sozinhos, encoraje o seu filho a ele mesmo amolecer e puxar os dentes.
03 ) De 6 a 12 anos.

1. Seu filho pode começar a escovar os dentes sozinhos à medida que ele ganha independência. Mas mantenha-se alerta à quantidade de creme dental usado e ao tempo que a criança leva escovando os dentes.

2. Tanto escovas manuais quanto eletricas são eficientes para higiene bucal… Use e abuse delas.

3. Fique de olho na dieta do seu pré-adolescente porque nessa idade é comum haver um aumento do consumo de refrigerantes, balas e fast-food.

4. Essa e uma ótima fase para iniciar o tratamento ortodôntico, aproveita-se o crescimento acelerado para evitar problemas de falta de espaço.

03 ) De 13 a 18 anos.

1. Se seu filho e adepto a esportes, o uso de um protetor bucal pode ser um excelente aliado para prevenir traumas dentais.

2. Adolescentes adoram experimentar com novidades e piercings nos lábios ou língua podem ser causadores de grandes prejuízos para a saúde oral se não mantidos sob atenção do dentista.

3. Sangramento gengival e mal hálito nessa fase podem ser sinais de periodontite (doença gengival) procure um dentista se um desses sintomas ocorrer em seu filho.

Odontopediatria

Responsáveis pelo Tratamento

Dra. Cíntia Figueiredo

Dra. Cíntia Figueiredo

Saiba mais
Dra. Nathalia da Escóssia

Dra. Nathalia da Escóssia

Saiba mais

Outros Tratamentos