Tratamentos Sedação com Óxido Nitroso

O que é ?

Inicialmente, quando o dentista recomenda uma sedação com Óxido Nitroso, o propósito dessa sedação é relaxar o paciente para enfrentar a extrema ansiedade associada ao tratamento odontológico e assim aumentar sua segurança. No entanto, muitas pessoas associam sedação a dormir durante todo o procedimento, mas isso nem sempre acontece.

O efeito do óxido nitroso pode ser descrito como uma sensação de relaxamento, leveza, alegria e conforto. Ou ainda, tontura com respostas lentas e dormência nas extremidades.Sob esse efeito o procedimento se torna simples para o paciente pois a a sensação de ansiedade e medo não estão mais presentes, Por consequencia com o paciente cooperando há uma fluidez maior do tratamento e um aumento dos níveis de segurança para o paciente. .

Existem vários tipos de sedação que podem ir de uma sedação considerada leve e muito utilizada em procedimentos odontológicos como o óxido nitroso. Essa mistura de gases pode ser pode ser ainda associada a outros medicamentos e técnicas resultando assim em sedações mais profundas chegando inclusive a anestesia geral

Sendo assim a sedação deve ser entendida como um continuum de procedimentos que vão desde a simples inalação de gases como a mistura Oxido Nitroso/oxigênio, até procedimentos mais invasivos como a sedação venosa e a analgesia geral que necessitam de equipamentos especiais e afetam todos os sistemas (respiração, coração etc) e precisam ser aplicados por anestesistas treinados. Dispomos de todos esses tipos de sedação no hospital jorio da escossia com dentistas e anestesistas em nosso staff. Nossas instalações e nosso centro cirúrgico obedecem a todos os padrões de segurança e excelência para seu conforto e praticidade.

Antes de qualquer procedimento que exija sedação o paciente deve ser avaliado pelo profissional responsável pelo procedimento. Essa visita irá avaliar o nível de sedação necessário para se obter a maior segurança de acordo com o procedimento a ser realizado , esclarecer as duvidas do paciente, obter um histórico medico sempre com o objetivo de proporcionar ao paciente conforto e segurança.

Sedação com Óxido Nitroso

Pra quem éindicado ?

Para qualquer paciênte que se encaixe dentro dos perfis:

1. Você tem medo dos tratamentos dentários ?
2. Você já passou por alguma experiência traumática na cadeira do dentista ?
3. Você tem dificuldade de ser anestesiado quando vai ao dentista ?
4. Você é muito sensível ao toque em sua boca e frequentemente sente ânsia de vômito quando vai ao dentista ?
5. Você tem dificuldade em manter sua boca aberta ?
6. Você tem problemas odontológicos complexos que precisam de várias visitas ?
7. Você tem evitado ir ao dentista ?
8. Você frequentemente marca e depois cancela consultas ao dentista ?
9. Você sente as palmas das mãos suando e as vezes segura o braço da cadeira do dentista, quando está em tratamento ?

Como é feitoo tratamento?

A analgesia inalatória é a técnica onde o paciente respira através de uma máscara nasal o Óxido Nitroso durante todo o procedimento odontológico. A grande vantagem dessa técnica, é que ela é muito rápida. Em apenas 5 minutos o paciente já pode sentir seus primeiros efeitos, e ao final da sessão o paciente pode seguir seu dia tranquilamente sem sonolência ou outros efeitos.

Muitos estudos mostram que tratamento com Óxido Nitroso é, na maioria dos casos, capaz de quebrar o ciclo vicioso “fobia dental/adiamento”. Os resultados obtidos diminuem a ansiedade do paciente tanto durante o tratamento, quanto conseguem que alguns pacientes encarem tratamentos odontológicos de maneira bem mais segura.

Pare já de sofrer e procure seu dentista. Converse com ele sobre a analgesia inalatória e alternativas de controle de ansiedade durante o tratamento odontológico! Assim você poderá voltar a sorrir de verdade!

Responsáveis pelo Tratamento

Dra. Cíntia Figueiredo

Dra. Cíntia Figueiredo

Saiba mais

Outros Tratamentos